julho 02, 2010

Porque sofremos em jogos como os de Copa do Mundo?


Não sou diferente da grande maioria, torci, sofri, desejei ver nossa seleção no pódio mais alto, o de hexacampeões mundiais. Infelizmente estamos fora nesta copa.
Mas avaliando o sentimento da população brasileira, claro que baseando-se no meu sentimento, a questão é: porque sofremos tanto ao torcer por um simples esporte do qual não levaremos nada para nossas casas do ponto vista tangível.

A resposta talvez esteja no fato de depositarmos em um esporte, que é mundialmente visível, o anseio de mostrarmos o que somos e o quanto ainda podemos ser. De vencermos na vida de um jeito simbolizado pelo esporte futebol, de alcançarmos vitórias através das chuteiras dos nossos jogadores, e buscarmos algum tipo de alegria e sentimento de vitória diante de tantas frustrações que temos em nossas vidas. Sofremos tanto porque são poucas coisas que encontramos em nosso país que possa nos dar uma válvula de escape para as lutas, tristezas, decepções que vivenciamos cotidianamente em nossa política, economia, sociedade, educação, etc.

Não torcemos ou sofremos na e pela Copa do Mundo apenas por ser um esporte de competição e de pura emoção, mas torcemos e sofremos tanto porque nela, simbolizados pelos jogadores, estamos todos nós buscando de certa forma nosso “lugar no sol”.

Que este sentimento de tristeza que agora paira em nosso país não seja maior do que o sentimento de que podemos ser e dar mais do que somos, não apenas no futebol, mas em tudo que cerca o ser brasileiro. Podemos mais do que isso!

Fabiano Mina